Avaliação Psicossocial

O que é uma Avaliação Psicossocial?
É uma avaliação psicológica e social para verificar se o colaborador possui condições e características para trabalhar em situações que envolvam riscos de acidentes com possibilidade de ferimentos graves, sequelas ou até a morte do colaborador ou colegas envolvidos na atividade de risco. 

Por que a Avaliação Psicossocial é necessária?
Primeiro, esta avaliação permitirá compreendermos características psicológicas, ambientais e emocionais (fatores psicossociais) do colaborador ou candidato à função. 
Segundo, a avaliação obedece ao estabelecido nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – NRs, especialmente, as NR-20, NR-33 e NR-35 que estabelecem normas de segurança do trabalho com inflamáveis, espaços confinados e altura, respectivamente. Além de dar suporte para a seleção de profissionais que atuarão em atividades que envolvam eletricidade (NR-10). 
Em terceiro, além destas exigências, pode-se constar no PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) da empresa, funções específicas que necessitem de maior critério e exigência na seleção do profissional.

Quem realiza a Avaliação Psicossocial?
Esta avaliação só pode ser realizada por profissionais de Psicologia, utilizando-se de instrumentos validados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, o SATEPSI, do qual valida a cientificidade dos recursos utilizados para segurança do resultado apresentado.

Quando é preciso realizar a Avaliação Psicossocial?
Este procedimento deve ser realizado sempre que um novo colaborador for listado para executar alguma atividade de risco, conforme mencionado anteriormente. 
Os momentos ideais para a Avaliação Psicossocial são:
– Admissional (no momento da contratação do colaborador);
– Periódico (semestralmente ou anualmente, conforme exigência da norma);
– Ao retornar ao trabalho após férias ou afastamento superior a 30 dias;
– Ao mudá-lo para uma função de risco;
– Demissional para garantir que o colaborador não desenvolveu algum transtorno decorrente da condição de trabalho, garantindo a saúde do colaborador, em seu desligamento, e protegendo a empresa de passivos trabalhistas.

Contrate o Grupo Psiquê para cuidar da saúde emocional de seus colaboradores. Fale conosco pelo formulário: