Pesquisa Salarial

A Pesquisa Salarial se trata da verificação do comportamento do mercado em prol da remuneração, para auxílio no alinhamento estratégico da empresa.

Quais as vantagens de uma Pesquisa Salarial?
Dentre tantas, a Pesquisa Salarial é utilizada na tomada de decisão e posicionamento salarial da empresa em relação ao mercado que opera, ajuda a definir o sistema de remuneração aumentando a sua competitividade e diminuindo seu turnover e absenteísmo.
Ela também esclarece seu posicionamento salarial em relação ao mercado para atrair e reter profissionais relevantes para a empresa.

Ainda podemos acrescentar que a Pesquisa Salarial:
– Situa a empresa e suas políticas salariais em relação à prática de mercado;
– Possibilita oferecer uma remuneração justa e adequada;
– Defini possibilidades de ajustes e “aumentos” salariais;
– Otimiza a estratégia de remuneração para manter e atrair novos talentos profissionais;
– Fundamentar o Plano de Desenvolvimento dos colaboradores;
– Visualizar, com clareza, a sua estrutura de pessoal e cargos, com condições de fazer comparações de justiça.

A pesquisa salarial possibilita às empresas terem acesso à informações confiáveis sobre as práticas de remuneração do mercado de trabalho, gerando  ricas análises no nível de competitividade dos salários e benefícios oferecidos, assim como uma comparação com as demais práticas de gestão de pessoas.

Minha empresa precisa fazer uma Pesquisa Salarial?
– Sua empresa deseja ter um posicionamento estratégico de remuneração de mercado?
– Você tem dúvidas se paga acima ou abaixo para os colaboradores, em relação ao mercado de trabalho? 
– Sua empresa perde talentos para o mercado devido a diferenças salariais? 

Se suas respostas foram “SIM” para estas perguntas, com certeza, sua empresa precisa de uma Pesquisa Salarial!

Quais são as etapas de uma Pesquisa Salarial?
As etapas são simples, porém, exigem critérios claros e rigor científico na aquisição, tratamento e análise dos dados para elaboração do relatório final. 
Basicamente, as etapas se resumem em:
– Levantamento das premissas;
– Pesquisa de campo;
– Tratamento dos dados;
– Elaboração do manual.

Quer saber mais detalhes? 
Solicite uma visita de nosso comercial pelo formulário do site.