https://grupopsiquemt.com.br

5 benefícios do treinamento nas empresas

Geralmente, a prioridade é investir em softwares e outras ferramentas de automação quando as empresas buscam aumentar sua produtividade e a redução de custos. Mas de nada adianta ter a melhor tecnologia do mercado se não tiver os funcionários devidamente capacitados para utilizar os sistemas da melhor maneira possível.

Veja a seguir sete benefícios do treinamento e desenvolvimento nas empresas, visando o aperfeiçoamento profissional dos seus colaboradores.
(artigo extraído do site: https://www.xerpa.com.br/blog/beneficios-treinamento-empresas/)

Benefícios do treinamento nas empresas

1. Produtividade

Pesquisas apontam que investir em qualificação de pessoal é uma forma excelente de aumentar a produtividade. Colaboradores bem treinados erram menos, executam o trabalho de forma consistente através de todos os departamentos, se comunicam de maneira mais efetiva e conseguem, inclusive, propor melhorias nos processos.
Para funcionários que já estão há mais tempo na empresa, os treinamentos corporativos voltados para metodologias de melhoria de processos ou liderança, são maneiras de mantê-los atualizados e prepará-los para assumir mais responsabilidades.

2. Rotatividade

O aperfeiçoamento da equipe é outros dos benefícios do treinamento nas empresas e reflete em aspectos mais subjetivos também, como na confiança e na motivação do colaborador. Se ele se sente valorizado e confiante, não tem vontade de pedir demissão, por exemplo.

3. Custos

A redução de custos também é fruto dos benefícios do treinamento nas empresas e é decorrente das duas primeiras vantagens descritas. O aumento de produtividade gera uma economia para a empresa no geral, e a diminuição da rotatividade reduz despesas com demissões e contratações.

4. Clima

O aperfeiçoamento profissional também gera frutos no clima organizacional, pois colaboradores mais confiantes e engajados trabalham melhor em equipe. Eles se sentem unidos por um objetivo comum, o que deixa o clima mais agradável no ambiente de trabalho.

5. Competitividade

Uma equipe de qualidade também será um diferencial em termos de competitividade da empresa no mercado. Se os concorrentes estiverem investindo mais na qualificação de seus colaboradores, eles estarão sempre um passo à frente.
A empresa que investir mais em capacitação se tornará uma referência de produtividade e eficiência de sua área. Se não é o caso do seu negócio ainda, veja isso como uma oportunidade de levá-lo ao próximo nível.

Em resumo, colaboradores qualificados tem maior produtividade e menor rotatividade, o que reduz custos e aumenta o nível de confiança e inovação dentro da empresa, o que gera ainda mais eficácia e economia.

O que acha de capacitar seu time?
Fale conosco aqui.


Por: Alexsander Oliveira
Psicólogo Headhunter
Diretor Administrativo do Grupo Psiquê



Deixe uma resposta