https://grupopsiquemt.com.br

O Ciclo do Treinamento

Treinamento  é um dos meios mais utilizados para  possibilitar aprendizado nas empresas. A aprendizagem, por sua vez, é o processo de mudança ou inclusão de novos comportamentos em um indivíduo ou grupo.  

Pela sua importância, o treinamento deve ser uma experiência positiva e benéfica para aos que estão sujeitos a ele afim de que possam desenvolver suas competências por meio dos conhecimentos adquiridos, habilidades implementadas e atitudes absorvidas.

Por isso, o treinamento segue uma sequência programada que podemos chamar de Ciclo de Treinamento.  Em resumo, o treinamento envolve um processo composto de quatro etapas, sendo: 

Fase 1. LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento: é a fase de identificar as carências de treinamento na empresa. Pode ser relacionado aos objetivos estratégicos do negócio, ao desenvolvimento dos conhecimento, habilidades e atitudes relacionadas aos cargos ou ainda algum programa de desenvolvimento individual ou específico.

Fase 2. PPT – Projeto e Programação de Treinamento: é a fase do planejamento. Aqui, o velho e bom 5W2H ajuda muito. 
O que deve ser ensinado?
Por que este conteúdo deve ser repassado?
Quando poderá ser realizado?
Onde reuniremos os participantes?
Como o conteúdo será repassado?
Quem serão os participantes e quem será o facilitador do treinamento?
Quanto custa o treinamento (hora/aula, aluguel de estrutura e recurso, horas extras etc).

Fase 3. DO – Execução do Treinamento: a execução do treinamento depende de fatores como: 
a) adequação ao programa de treinamento da organização. O treinamento precisa ser uma das ou a solução dos problemas que surgiram no diagnóstico LNT;
b) qualidade do material de treinamento. Recursos didáticos são utilizados para facilitar a compreensão do aprendiz e não para distraí-lo.
c) cooperação dos superiores e dirigentes.  O melhor treinamento para um supervisor é ter uma direção adequada e aberta e, o melhor treinamento para um colaborador é uma liderança eficiente.
d) qualidade e preparo dos instrutores. Facilidade de relacionamento, motivação, raciocínio, didática, oratória e conhecimento (know-how) são fundamentais na escolha do facilitador.
e) qualidade dos aprendizes. É importante que saibamos quem enviar para treinamento a fim de aproveitar e extrair os melhores resultados deste. 

Fase 4. Check – Avaliação dos Resultados do Treinamento: neste etapa, a avaliação deve considerar dois aspectos: 
1) Determinar até que ponto o treinamento realmente produziu as modificações desejadas no comportamento dos empregados;
2) Verificar se os resultados do treinamento apresentam relação com a consecução de metas da empresa.

Além destas etapas, é importante submeter o 5W2H à avaliação de eficácia para que possa ser padronizado um Plano de Treinamento nesta configuração. 

Muito importante, na fase de planejamento, determinar quais os indicadores podem sofrer alterações relevantes com o treinamento. Assim, teremos indicadores reais para comparação em uma linha do tempo, ou seja, resultados antes do treinamento X resultados após o treinamento.

Quer ajuda no desenvolvimento do seu Ciclo de Treinamento?

Fale conosco. Será uma honra estarmos juntos em uma parceria de negócios. 
Conheça nossos treinamentos aqui.


Por: Alexsander Oliveira
Psicólogo Headhunter
Diretor Administrativo do Grupo Psiquê



Author: Psiquê
Soluções Inteligentes em Gestão de Pessoas

Deixe uma resposta