https://grupopsiquemt.com.br

Você sabe o que é Gestão por Competência?

Gestão por Competência constitui um modelo de gestão que utiliza o conceito de competência para orientar diversos processos organizacionais, especialmente, os relacionados à gestão de pessoas.

Vamos entender o que é competência? 

Competência deriva do latim competentia que significa proporção, simetria, concordância, ser próprio. Porém, nossa ideia não é uma explicação teórica da palavra e sim dar sentido a aplicação do termo no dia-a-dia das empresas. Então, cotidianamente, a expressão é utilizada para qualificar as capacidades do sujeito em resolver determinada tarefa ou assunto.

Um boa definição de competência da pessoa no trabalho pode dar-se da seguinte forma:
– Seus recursos cognitivos, experiências e comportamentos. O famoso CHA (Conhecimento – Habilidades – Atitudes), quando associados ao contexto de trabalho que são utilizados, de forma que o desempenho do sujeito evidencie suas capacidades.
– As competências podem ser desenvolvidas por meio do processo de aprendizagem, naturais ou induzidos, a partir do interesse do indivíduo, da empresa ou absorção dos fatores do ambiente.
– As competências são influenciadas por variáveis que se manifestam nos diferentes níveis da organização (estilo de liderança, treinamentos, cultura e clima organizacional, estratégia de negócios, entre outros).
– Igualmente, também influenciarão nos processos e resultados que ocorrem nos diferentes níveis da organização (indivíduo, equipes, produção, organização etc).

Ou seja, para desenvolver uma boa gestão da empresa, consequentemente, precisamos desenvolver uma boa gestão de pessoas. Uma boa gestão de pessoas nada mais é do que entender de competências e saber identifica-las nos seus colaboradores, assim, alocando cada um destes nas atividades das quais possua mais competência ou seja mais fácil desenvolvê-la.

Ou seja: a pessoa certa no lugar certo fazendo a atividade certa e esse acerto começa desde o processo seletivo.

Os ganhos são maiores, a motivação é maior e a gestão fica mais fácil a partir do momento que aprendemos a gerenciar pessoas a partir de suas competências.

E aí? O que falta para você se tornar um bom gestor de pessoas?

 

 

 


Por: Alexsander Oliveira
Psicólogo Headhunter
Diretor Administrativo do Grupo Psiquê

 



Deixe uma resposta