https://grupopsiquemt.com.br

Você é um líder que desenvolve líderes?

Se você realmente quer ser um líder de sucesso, precisa desenvolver outros líderes que estão à sua volta. Talvez você nem esteja os enxergando (e isso é grave). Precisa formar uma equipe coesa e encontrar uma maneira de fazer que a sua visão seja enxergada, implementada e compartilhada pelos outros.

A maioria dos líderes têm seguidores à sua volta e acreditam que a chave da liderança está em aumentar esses seguidores. Poucos líderes se cercam de outros líderes. Aqueles que realmente fazem isso dão um grande valor à sua organização e, além do fardo ficar mais leve, sua visão é levada adiante e até ampliada.

A chave para você se cercar de outros líderes está em encontrar as melhores pessoas que puder e, então, transformá-las nos melhores líderes que elas possam ser. Grandes líderes geram outros líderes.

Conseguir e manter um bom pessoal é a tarefa mais importante de um líder. Eis algumas razões:

  1. Aqueles que estão mais próximos do líder determinarão o nível de sucesso daquele líder (afinal, prefere estar sozinho ou acompanhado para combater qualquer incêndio em sua organização?);
  2. O potencial de crescimento de uma organização está diretamente relacionado ao potencial do seu pessoal. Desenvolva um líder -> desenvolva a organização;
  3. Potenciais líderes ajudam a dividir a carga (ou você prefere colocar o piano nas costas?). Tudo sobe e desce de acordo com a liderança;

Muitas vezes o líder tem a falsa ideia de que tem que competir com as pessoas que estão próximos a ele. Ser o melhor. Grandes líderes possuem uma mente diferente: “A melhor maneira de seguir em frente é dando-se bem com os outros” John F. Kennedy.

Ou seja, o líder precisa ter uma atitude de interdependência com os outros e estar comprometido com relacionamentos que beneficiem ambos os lados.

Além disso, líderes atraem líderes em potencial. Somente um líder pode atrair e desenvolver outros líderes:
Líderes pensam como líderes;
Líderes sentem como outros líderes;
Líderes geram ambientes atraentes a outros líderes;
Líderes não se sentem ameaçados por pessoas com grande potencial.

Mais ainda, nobre líder, você não alcançará sucesso se não preparar um sucessor!

Então MÃOS À OBRA e comece a formar novos líderes. Faça deles, líderes melhores que você e receberá sua recompensa!

Texto extraído do livro: A Arte de Formar Líderes, John C. Maxwell, 2011

 

 

 


Por: Alexsander Oliveira
Psicólogo Headhunter
Diretor Administrativo do Grupo Psiquê



Author: Psiquê
Soluções Inteligentes em Gestão de Pessoas

Deixe uma resposta