https://grupopsiquemt.com.br

Como reduzir a rotatividade em sua empresa?

A rotatividade no varejo é uma preocupação latente entre os gestores da área. E não é para menos! Quando os colaboradores permanecem por pouco tempo em suas funções, o prejuízo é alto: a empresa precisa retomar a seleção e reiniciar o treinamento, além de ficar com uma lacuna na operação.

Neste texto, você entenderá um pouco mais sobre a importância de reduzir o turnover, focando em resultados cada vez mais positivos. Além disso, também terá acesso a dicas relevantes para desenvolver estratégias capazes de atenuar a rotatividade na sua empresa.

 

Por que é importante reduzir a rotatividade?

De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2016, 70% dos brasileiros acreditam que a rotatividade de funcionários prejudica os trabalhadores, as empresas e a economia.

Para os gestores, então, essa realidade é ainda mais evidente! Os prejuízos com turnover são reais e quantificáveis, podendo influenciar negativamente a saúde financeira da organização e seus planos a médio prazo.

A implantação de táticas capazes de diminuir a rotatividade do varejo, portanto, desponta como uma estratégia valiosa para melhorar a produtividade da empresa. Ao reter a equipe, é possível potencializar as capacidades e alavancar a performance do time.

Dessa forma, a relação é de ganha-ganha: a empresa, que produz mais e tem mais segurança na manutenção de sua equipe; o colaborador se aprimora em suas funções e se sente valorizado no trabalho.

Como reduzir a rotatividade?

1. Aprimore o processo de seleção

Para construir um time alinhado, é preciso acertar logo na etapa inicial: na seleção. Por isso, é importante que o responsável pelo RH estruture um processo coeso e eficiente, capaz de identificar os candidatos mais adequados ao cargo em aberto. Caso seu RH não esteja preparado para estruturar um processo mais eficaz e eficiente fale conosco.

2. Invista em capacitação contínua

A capacitação contínua é um dos grandes segredos da produtividade e da retenção. Primeiro, porque uma equipe mais preparada certamente tem um desempenho superior. Depois, porque colaboradores que se identificam com suas funções são mais satisfeitos com seus trabalhos — e, por isso, permanecem por mais tempo.

3. Provenha feedbacks constantes

O feedback é um instrumento fundamental para que a empresa apoie e norteie o crescimento profissional de seus funcionários. O processo de apontar méritos e de ponderar sensibilidades é importante para desenvolver competências e maximizar performancesaumentando a satisfação da equipe.

4. Zele pela qualidade do ambiente de trabalho

Por fim, embora não menos importante, é preciso estar atento ao clima da empresa, direcionando esforços para promover um ambiente integrador, leve e produtivo. Quando a empresa proporciona um espaço atrativo, a rotatividade no varejo também tende a diminuir.

5. Crie uma política de benefícios competitiva

Quando os empregos são muito semelhantes, a tendência é trocar com facilidade, às vezes por um motivo simples, como um local mais perto de casa. Para atrair e manter bons funcionários, você precisa de uma política de benefícios. Um bom plano de saúde, por exemplo, reduz o turnover em supermercado e pode servir para recrutar funcionários mais apegados à família.

6. Estabeleça uma jornada de trabalho flexível

Um banco de horas e outras oportunidades de flexibilidade, como home office, significam que seu funcionário passa menos tempo dentro do trabalho com a cabeça em outros problemas.

7. Trabalhe continuamente o estímulo da equipe

Seus clientes podem até estar continuamente interessados nos seus produtos, mas os funcionários podem ficar aborrecidos quando precisam fazer todo dia a mesma coisa. Uma quebra de rotina pode ser interessante. São várias possibilidades, de decorar a loja em época de festa junina a estabelecer metas ambiciosas atreladas a recompensas, como um bônus em dinheiro ou uma viagem.

 

As possibilidades são inúmeras. Estas são apenas algumas dicas que podem ser úteis. Esperamos que este conteúdo te ajude a reduzir sua rotatividade e, consequentemente, aumentar os lucros de sua empresa.

Sucesso!

 

 

 


Por: Alexsander Oliveira
Psicólogo Headhunter
Diretor Administrativo do Grupo Psiquê



Author: Psiquê
Soluções Inteligentes em Gestão de Pessoas

Deixe uma resposta